“ O Mar,
Alavanca de desenvolvimento
local e regional”
Integrado na campanha nacional “Por uma Política Alternativa, Patriota e de Esquerda” promovida pelo PCP, decorreu sábado á tarde dia 23 de Março, organizado pela Direção Regional do Algarve e a Comissão Concelhia de Lagos do Partido Comunista Português, um debate intitulado“ O Mar, Alavanca de desenvolvimento local e regional”. Participaram neste debate Paulo Sá, deputado do PCP, Graco Trindade piloto de barra e dirigente do Sindicato de Oficiais de Mar , e Jorge Amorim dirigente do Sindicato de Pescas do Sul, o debate ocorreu no clube Os Artistas em Lagos, e contou com a presença de algumas dezenas de pessoas, entre elas alguns pescadores de Lagos e até de Portimão.
O deputado Paulo Sá abriu a discussão, fazendo um enquadramento da situação política nacional, e apresentando as propostas do PCP para a região ligadas ao mar.
Graco Trindade entreviu sobre a importância dos portos marítimos para a economia regional, e da necessidade da valorização dos transportes marítimos como factor de desenvolvimento económico.
Por parte do sector das pescas falou Jorge Amorim, referindo a diminuição de rendimentos dos pescadores, devido ao aumento dos custos dos factores de produção e da degradação das condições de trabalho, foi referido também o importante relatório apresentado no Parlamento Europeu, e recentemente aprovado, do eurodeputado João Ferreira sobre as pescas.
Seguiu-se um período de intervenções, onde foram levantadas algumas questões pertinentes, em especial algumas sobre Lagos, como seja: a falta de dragagem do canal e da barra de Lagos; a submissão dos poderes políticos aos interesses económicos da Marina, no caso da cedência de terrenos do porto de pesca para aumentar a marina de Lagos; sobre a licença atribuída para a arte xávega utilizando meios mecânicos, que nada tem a ver com tradicional praticada na Meia Praia.
Nas conclusões do debate foi afirmado que o PCP tem estado atento aos problemas dos setores de atividade relacionadas com o mar, e dos problemas locais que afectam as populações, e que tem desenvolvido trabalho no sentido de expor e resolver esses mesmos problemas.
O PCP tem utilizado os seus organismos locais, regionais e centrais no desenvolvimento dessas lutas.
0 comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário será publicado brevemente.
Muito obrigado pela sua participação.