segunda-feira, 17 de outubro de 2011

DEBATE SOBRE O ESTADO DO MUNICÍPIO 1ªparte



INTERVENÇÃO DA CDU NA

Assembleia Municipal de Lagos
                                     
DEBATE SOBRE O ESTADO DO MUNICÍPIO
                            
17 de Outubro de 2011
                
1ªparte
                                 
A CDU procura com a sua participação no Debate do Estado do Município, contribuir na identificação e avaliação do estado do Município, e para isso usaremos uma posição crítica, que seja coerente com as nossas orientações e tomadas de posição, ou seja, defensora dos interesses dos lacobrigenses. Procuraremos com uma intervenção exigente e construtiva contribuir para elevar a qualidade de vida dos nossos munícipes, de quem cá trabalha, ou simplesmente de quem visita o nosso concelho.

A CDU tem acumulado uma grande experiência de trabalho a nível autárquico, e desde sempre tem usado essa mesma experiência para dar voz e  corpo a causas e aspirações das populações.

O actual modelo de desenvolvimento para o Algarve é baseado apenas no turismo surgindo recentemente a “moda “ dos PIN’S, mais concretamente no segmento Resort. Este modelo de desenvolvimento só traz baixos salários e baixas reformas, uns e outros aqui no Algarve com medias inferiores ás medias nacionais, logo também os valores dos subsídios de desemprego são inferiores á media nacional, acrescentando a tudo isto uma enorme precariedade existente, o que leva a que o Algarve seja a região do pais com a maior taxa de desemprego registada.


Lagos continuam a viver do turismo, sector económico que directamente e indirectamente é responsável por mais de 60% do emprego no nosso concelho, e é este mesmo sector económico que contribui também para a maioria dos desempregados existentes, o que significa que qualquer alteração neste sector reflecte-se logo na vida dos lacobrigenses. Em Agosto ultimo estavam inscritos no Centro de Emprego de Lagos 1337 trabalhadores.
A construção civil parceira inseparável do sector turismo agoniza, registando-se o fecho de muitas pequenas e médias empresas, com o subsequente aumento do número de desempregados. No comércio, serviços e restauração o panorama não é melhor. Como é visível no Centro Histórico com cada vez mais estabelecimentos a encerrar.  
A monocultura do turismo não serve a população do Algarve e de Lagos.

O Algarve é das regiões mais afectadas pela crise . Em Portugal o governo PSD/CDS combate esta crise, com um aumento generalizado de impostos e serviços (ex. IVA, IMI, transportes); com cortes em salários, pensões e prestações sociais; corte e desinvestimento em serviços públicos (ex. escolas, serviços de Saúde); com privatizações em todos os sectores económicos do estado; e pretende alterações laborais que visam apenas exploração de quem trabalha (ex. despedimentos mais fáceis e baratos, generalização da precariedade), e tudo isto só para citar algumas das medidas de austeridade da Troika, e que certamente só conduzirão a mais recessão económica aumentado o desemprego e as injustiças sociais. Junte-se a tudo isto as medidas já apresentadas no Orçamento de Estado 2012, e temos a desgraça geral, medidas brutais e injustas, a recair em cima dos trabalhadores e da população.
A nível de administração local, a gestão da maioria PS nos órgãos autárquicos, caracteriza-se por uma gestão calamitosa, sendo atribuída a culpa á “grave crise mundial”, mas a redução de verbas provocada pelos problemas exteriores, só veio precipitar no abismo a situação económica e financeira da Câmara Municipal. A tomada de decisões erradas concentradas na construção de grandes obras num curto espaço de tempo e com avultados investimentos; a falta de planos de ordenamento território; a criação de despesas correntes desajustadas dos serviços; a inexistência de um  Plano de Municipal de Contenção de Despesas que seja de conhecimento público; a duplicação de serviços com a criação de empresas municipais; aumento de taxas e licenças assim como o lançamento de uma Derrama e do IMI com as taxas máximas; diminuição de algumas  prestações sociais á população como são exemplo as bolsas de estudo.
Está a Câmara Municipal a elaborar um Plano de Saneamento Financeiro, que a ser aprovado  irá comprometer gravemente a vida do Município nos próximos 12 anos.
  Tudo isto caracteriza o estado ruinoso do município de Lagos.

Com o estado actual do Município e com as medidas já anunciadas para 2012 perguntamos: Para onde vais Lagos dos Descobrimentos?...

Lagos 17 de Outubro de 2011
O eleito da CDU
Celso Costa








0 comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário será publicado brevemente.

Muito obrigado pela sua participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design por Free WordPress Themes | Adaptado para Blogger por Lasantha - Premium Blogger Themes | Amostras gratuitas por Mail