sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pergunta ao Governo: por Paulo Sá deputado do PCP pelo Algarve



ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

  PERGUNTA Número / 1081/XII (1ª) 
               
Assunto: Encerramento da Escola Básica do 1 ciclo da Meia Praia-Lagos, Algarve
                                                  
Destinatário: Ministério da Educação e Ciência
                                                 
Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
             
O Bairro 25 de Abril, na Meia Praia, foi construído em 1974-76, por iniciativa dos moradores ao abrigo do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), tendo contribuído para uma melhoria significativa das condições de vida da comunidade piscatória desta praia. A luta dos moradores pela construção e legalização do seu bairro foi imortalizada na cantiga de Zeca Afonso, “Os Índios da Meia Praia”.                               
A construção de empreendimentos turísticos de luxo, na zona da Meia Praia, e, em particular, de campos de golfe encostados ao Bairro 25 de Abril, deste separado por um muro de vários metros de altura, tem levado a um aumento significativo da pressão para que os moradores abandonem o seu bairro. Também a Câmara Municipal de Lagos se tem recusado a fazer as imprescindíveis obras de requalificação no Bairro 25 de Abril, pelo que o espaço público se encontra bastante degradado.
Foi neste contexto que, recentemente, o Presidente da Câmara Municipal de Lagos, numa visita à Escola Básica do 1º ciclo da Meia Praia, informou os moradores do Bairro 25 de Abril que a escola iria encerrar, definitivamente, no ano lectivo 2012/13. Esta informação não deixou de causar estranheza aos moradores do Bairro 25 de Abril, já que a escola foi remodelada recentemente e é frequentada por mais de 50 crianças, do pré-escolar ao 4º ano do 1º ciclo.
Torna-se assim necessário esclarecer se o actual Governo PSD/CDS pretende continuar o caminho dos anteriores governos do PS e encerrar a Escola Básica do 1º ciclo da Meia Praia, na senda daquilo que tem sido a destruição da Escola Pública e Democrática, significativamente aprofundada com a proposta de Orçamento do Estado para 2012, ou se a “informação” prestada pelo Presidente da Câmara de Lagos se trata apenas de mais uma tentativa de desmoralizar os moradores do Bairro 25 de Abril como forma de os pressionar a abandonar o espaço que ocupam há décadas.
Pelo exposto e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio perguntar ao Governo, através do Ministério da Educação e Ciência, o seguinte:

1.Pretende o Governo encerrar a Escola Básica do 1º ciclo da Meia Praia, concelho de Lagos, no próximo ano lectivo?

Palácio de São Bento, quarta-feira, 26 de Outubro de 2011

Deputado(a)s
PAULO SÁ (PCP)
RITA RATO (PCP)
________________________________________________________________________________________________________________

0 comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário será publicado brevemente.

Muito obrigado pela sua participação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design por Free WordPress Themes | Adaptado para Blogger por Lasantha - Premium Blogger Themes | Amostras gratuitas por Mail