Assunto: ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
CRIAÇÃO DO HERBÁRIO DAS TERRAS DO INFANTE
Um herbário é uma colecção de plantas, desde pequenas algas a grandes árvores. As plantas, ou parte delas, são prensadas e secas, montadas em folhas de cartolina, identificadas, etiquetadas e dispostas ordenadamente segundo classificações internacionalmente conhecidas.
Herbário é uma colecção cientifica, composta por amostras de plantas secas, provenientes de diferentes ecossistemas, servindo como registo e referência sobre a vegetação e flora de uma determinada região. As informações contidas num herbário são fontes básicas para os estudos floristicos, biogeográficos, fenológicos, ecológicos e fornece dados para estudos sobre a biodiversidade, usos medicinais, tóxicos, alimentícios, entre muitos outros.
A flora da Costa Vicentina é bastante heterogénea podendo distinguir-se três áreas distintas. A riqueza desta zona deve - se não só à sua especificidade, como à disparidade de elementos da flora portuguesa que aqui se podem observar.
A flora da Costa Vicentina diverge ao longo das três grandes áreas em que se pode subdividir: o planalto litoral, as serras litorais e o barrocal ocidental.
Ao longo da Costa Vicentina existe uma mistura de vegetação mediterrânica, norte atlântica e africana, com predominância para a primeira. Na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina há cerca de 750 espécies, das quais mais de 100 são endémicas, raras ou localizadas, 12 não existem em mais nenhum local do mundo.
Considerando o atrás exposto e a importância da preservação, defesa e conhecimento da biodiversidade da flora das Terras do Infante o eleito da CDU na Assembleia Municipal de Lagos propõe que a Assembleia Municipal reunida em 06.12.2010 delibere:
- Recomendar à Câmara Municipal em colaboração com as autarquias das Terras do Infante, com as escolas, o Centro de Ciência Viva de Lagos e as populações a criação de um Herbário das Terras do Infante.
- A partir de obras publicadas, nomeadamente, sobre as Plantas e Usos Medicinais Populares dos Concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, a realização de um Seminário sobre a Flora das Terras do Infante e a sua importância para a biodiversidade.
Lagos 6 de Dezembro de 2010
O Eleito da CDU
0 comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário será publicado brevemente.
Muito obrigado pela sua participação.