Assunto: POR UM MUNICÍPIO AMIGO DO AMBIENTE
VAMOS RECICLAR AS ROLHAS DE CORTIÇA
As rolhas de cortiça podem ser recicladas e reutilizadas. As rolhas usadas são trituradas e aproveitadas para o fabrico de outros produtos aglomerados, não podendo no entanto, ser aproveitadas para a indústria vinícola.
É na indústria de cortiça que o lema «nada se perde tudo se transforma» se aplica na perfeição. Ao longo de todo o processo produtivo todos os desperdícios resultantes do fabrico de rolhas naturais são transformados em produtos úteis e de excelente qualidade. Desde rolhas técnicas e aglomerados, a painéis para pavimentos e revestimentos, artigos decorativos para o lar e escritório, peças de arte e design, solas para sapatos, aplicações no sector automóvel, aplicações na indústria militar e aeroespacial, produtos químicos para fins farmacêuticos, entre muitos outros. Até mesmo o pó de cortiça é utilizado na co-geração de energia eléctrica.
A reciclagem de rolhas de cortiça para criar bosques foi o mote de uma campanha nacional lançada pela organização ambientalista Quercus, a que se associam empresas pata tornar o projecto financeiramente sustentável a que têm aderido muitas outras instituições, autarquias e escolas.
Em Portugal, entram no mercado 300 milhões de rolhas por ano e a ideia é, gradualmente, ir alargando o sistema de recolha para que se evite a produção de CO2 com a incineração desse resíduo, e se transforme novamente em matéria-prima com ganhos económicos investidos em plantar e cuidar de novas árvores.
Considerando o atrás exposto o eleito da CDU na Assembleia Municipal de Lagos propõe:
Que a Assembleia Municipal de Lagos delibere recomendar à Câmara Municipal de Lagos o lançamento de uma campanha de recolha de rolhas de cortiça em todo o concelho, em colaboração com as instituições promotoras da campanha nacional,
promovendo acções de sensibilização junto da população.
Lagos, 22 de Fevereiro de 2010
O Eleito da CDU
0 comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário será publicado brevemente.
Muito obrigado pela sua participação.