Assunto: POR UM MUNICÍPIO AMIGO DO AMBIENTE
LAGOS AVANÇA COM A COMPOSTAGEM DOMÉSTICA
A maior parte do lixo produzido, actualmente, em nossas casas, tem como destino final o aterro sanitário. Cerca de 40 % desse lixo que deitamos fora são resíduos biodegradáveis, restos de comida, resíduos de jardim ou do quintal. Estes poderiam ser reciclados, produzindo um excelente fertilizante natural – o composto – através de um processo de transformação biológica a que se dá o nome de compostagem.
A compostagem doméstica é um processo que permite a natural degradação dos resíduos orgânicos que são produzidos nas nossas cozinhas e jardins. Muitos dos resíduos que produzimos são orgânicos e, ao invés de os colocarmos no contentor do lixo podemos destiná-los ao processo de compostagem, com a vantagem de se produzir ainda um adubo rico em nutrientes, o composto, que se poderá utilizar no jardim ou numa horta familiar.
O incremento da estratégia da compostagem doméstica é uma das medidas preconizadas na Estratégia Nacional para o Desvio de Resíduos Urbanos Biodegradáveis Destinados a Aterro, aprovada em 2003, na sequência da Directiva nº 1999/31/CE, de 26 de Abril.
A compostagem é uma forma de atenuar o problema dos RSU’s, dando um destino útil aos resíduos orgânicos. É um processo natural de decomposição biológica. Evita assim a acumulação de RSU’ s em aterro e devolve à terra os nutrientes de que necessita, transformando um problema numa solução.
Assim considerando o atrás exposto e tendo em conta a experiência positiva de muitas Câmaras Municipais proponho:
1. Que a Assembleia Municipal delibere recomendar à Câmara Municipal de Lagos desencadear o processo de compostagem doméstica, promovendo uma campanha de esclarecimento e sensibilização junto da população em geral e, das escolas e serviços municipais, em particular.
2. Que a exemplo do que acontece noutras regiões, promova uma parceria com a empresa intermunicipal de recolha e tratamento de RSU’s que permita a oferta de compostores e a formação necessária para a sua utilização.
Lagos, 28 de Dezembro de 2009
O Eleito da CDU
0 comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário será publicado brevemente.
Muito obrigado pela sua participação.