Assunto: por um município amigo do ambiente
semáforos a energia solar
Na tentativa de gerir eficazmente os consumos energéticos muitas autarquias do nosso país têm adoptado a substituição das lâmpadas incandescentes tradicionais por diodos emissores de luz, alimentáveis através de painéis solares.
É uma tecnologia que segundo os especialistas tem inúmeras vantagens na redução do consumo energético e na segurança rodoviária.
Entre as vantagens destacam uma baixa de consumo na ordem dos 85 a 90 por cento, dado que os LED podem ser alimentados por painéis que transformam a energia solar em eléctrica, além de uma redução na manutenção, pois funcionam com temperaturas mais baixas.
Outra das vantagens apontadas está relacionada com o aumento da segurança rodoviária, dado que o índice de reflexão da luz solar é 50 por cento mais baixo neste sistema do que no tradicional, acabando com a impressão de que as lâmpadas estão ligadas, quando efectivamente não estão.
Destacam ainda outra vantagem dos LED que é o facto de terem uma duração superior às lâmpadas convencionais e funcionarem bem com 80 por cento do equipamento operacional.
Para além destas vantagens, os semáforos LED não gastam energia na sua manutenção, e os materiais que os compõem podem ser reciclados no final da sua vida útil, tendo ainda a possibilidade de serem colocados em locais onde não existe rede eléctrica, entrando em funcionamento imediatamente após a instalação.
Face ao exposto o eleito da CDU na Assembleia Municipal de Lagos propõe:
Que a Assembleia Municipal de Lagos delibere recomendar à Câmara Municipal de Lagos a substituição das lâmpadas incandescentes tradicionais por diodos emissores de luz, alimentáveis através de painéis solares, nos semáforos do concelho.
Lagos 22 de Fevereiro de 2010
O Eleito da CDU
0 comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário será publicado brevemente.
Muito obrigado pela sua participação.