Assunto: EXIGIDA ACÇÃO RÁPIDA PELA VIABILIZAÇÃO DA
ALICOOP
Os Trabalhadores do Grupo Alicoop já suportaram meses de salários em atraso, e foi também com muito atraso que conseguiram receber do Fundo de Garantia Salarial (recurso que terminou em Janeiro). Mas mantiveram-se nos postos de trabalho, para evitar o encerramento das 87 lojas do grupo. No nosso concelho já encerraram algumas lojas com o consequente despedimento de trabalhadores, encontrando-se as restantes em risco de encerramento.
Com grande inquietação vêem que, desde Agosto, quando a administração requereu a insolvência, têm-se sucedido reuniões atrás de reuniões, mas sem resultados. Isso mesmo voltou a acontecer a 9 de Fevereiro com o adiamento de mais uma reunião da comissão de credores, à qual a Caixa Geral de Depósitos não compareceu.
O Grupo Alicoop encontra-se, como é público, em processo de viabilização. O Presidente da Comissão de Credores (maior Credor) tem assumido uma postura de apoio ao projecto de viabilização. Um estudo realizado por Consultoria conclui pela possibilidade real da sua viabilização.
Face a esta situação, cujo desfecho negativo pode significar mais 500 desempregados e graves impactos na economia regional, fundamentalmente no escoamento da sua produção, confronta-se com a posição adversa da Caixa Geral de Depósitos.
Nos contactos do grupo com o Governo tinha havido abertura para apoiar uma solução que assegure o seu futuro. Também neste sentido se têm pronunciado as estruturas sindicais.
Independentemente das considerações sobre a gestão, as razões e o contexto económico que conduziram as unidades comerciais da Alicoop à difícil situação em que se encontram,
O eleito da CDU na Assembleia Municipal de Lagos propõe:
Que a Assembleia Municipal de Lagos delibere:
1. Exigir ao Governo a tomada urgente de medidas que evitem o encerramento do Grupo Alicoop, salvaguardando cerca de 500 postos de trabalho e evitando o grave impacto negativo na economia regional.
2. Manifestar aos trabalhadores do Grupo Alicoop a solidariedade da Assembleia Municipal de Lagos pela difícil situação em que se encontram.
Lagos, 22 de Fevereiro de 2010
O Eleito da CDU
0 comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário será publicado brevemente.
Muito obrigado pela sua participação.